Casa de Cultura Fazenda Roseira

A Casa de Cultura Fazenda Roseira é uma conquista do movimento negro e do movimento popular, sendo uma referência agregadora da cultura afro-brasileira dentro da cidade de Campinas. Trata-se de um casarão do final do século XIX que se tornou um equipamento público em 2007 por conta do loteamento da área da antiga Fazenda, e que, a beira da destruição e depredação, foi ocupada pela Comunidade Jongo Dito Ribeiro e outros grupos, movimentos sociais e religiosos de matrizes africanas que ja organizavam-se em rede.

FazendaRoseira

A Associação do Jongo Dito Ribeiro desde 2008 faz a gestão da Casa, articulando atividades culturais e educativas que tem como eixos a cultura, a historia, a mitologia e o meio ambiente em uma perspectiva afrobrasileira. Com base na lei 10639/03, de implementaçao do estudo da história da Africa e da cultura afro-brasileira nos currículos escolares de todas as redes de ensino do país, desenvolve atividades direcionadas para alunos da rede básica de ensino e para a formação de profissionais da educação.

SONY DSC

São muitos os projetos e atividades que acontecem na Fazenda Roseira: projeto Ossaim – etnobotânica e ervas; projeto Oxóssi – fomento de agricultura urbana e plantio de hortaliças; aulas de Capoeira – Grupo Ibeca; escola de Curimba – uma perspectiva cultural dos toques e cânticos das religiões de matrizes africanas; aulas de Hip Hop; roteiro Afro para escolas e publico interessado (com agendamento); espaço Sabores das Marias – Cozinha Afro; oficinas de jogos africanos, contação de estórias, mitologia africana e brincadeiras da infância; Teia da capoeira; Cineafro com vídeos dos LAB Cultura Viva e de referencia aos trabalhos comunitários; Sou África em todos os Sentidos – evento do mes da Consciência Negra; Dia do Samba – 2 de Dezembro; Carnaroseira, o carnaval da Comunidade. São ainda realizados diversos eventos em parceria com outros coletivos, como o Encontro de Trançadeiras, a Feijoada do Aos Brados, o Frango, polenta e politica – Promotoras Legais Populares, a Feijoada da Escola de Bambu.

fazendaaaroseira

Mais Informações: http://fazendaroseira.blogspot.com.br/

Endereço: Rua Domingos Haddad, n. 01, Residencial Parque da Fazenda. CEP: 13060-563, Campinas-SP

Como Chegar

 

Anúncios

7 opiniões sobre “Casa de Cultura Fazenda Roseira”

  1. Estive hoje aí para uma visita com um grupo de alunos do UNISAL de Americana, onde eu também sou aluna, e fomos bem acolhidos por todos vocês que nos guiaram na visita e em seguida participamos de uma roda onde recebemos as informações sobre as origens da cultura do local e os trabalhos atuais para resgate e manutenção da cultura e por fim um momento de prazeroso aprendizado que foi a dança do Jongo. Agradeço a todos! Espero que esse trabalho tenha mais visibilidade e receba apoio em todos os sentidos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: