Juventude Jongueira Organizada

Salve Salve Comunidade…

Vocês sabiam que a Juventude Jongueira também é organizada? Pois é, eles se reúnem periodicamente para trocar ideias e se fortalecerem enquanto jongueiras e jongueiros.

No final do mês de Julho a nossa jongueirada jovem foi à uma Reunião de Articulação (RA). Vejam o depoimento de Bianca Ribeiro, jovem jongueira da nossa comunidade e uma das lideranças neste movimento. Ela fez um breve relato sobre a RA:

“RA Jovens Lideranças Jongueiras

A última Reunião de Articulação das Jovens Lideranças Jongueiras ocorreu nos dias 28, 29 e 30/07 em Angra dos Reis/RJ (Quilombo de Santa Rita do Bracuí/ Jongo de Angra).

No dia 28 tivemos a chegada e acolhimento dos Jovens Jongueiros das 12h às 19h, almoço, lanche e janta.  ÀS 20H fizemos uma roda de informes das Comunidades presentes: Campinas/SP, Guaratinguetá/SP, São Jose dos Campos/SP, Miracema/RJ, Serrinha/RJ, Carangola/MG, Arrozal/RJ, Vassouras/RJ, Pinheral/RJ, Mambucaba/RJ, Bracuí/RJ e os Articuladores do Pontão do Jongo/Caxambu e depois finalizamos nossa noite com uma boa roda de Jongo.

Dia 29, 08h tomamos o café da manhã coletivamente feito pelas mais velhas da Comunidade do Bracuí e logo às 10h começamos uma roda de conversa na casa da Dona Marilda (Uma das responsáveis pelo Quilombo) onde nos contou algumas das histórias do Quilombo, nos apresentou brincadeiras da antiguidade como: Pião Humano, Dona Maricota e O Ganso, e nos levou para conhecer o ‘’Museu Passados e Presentes’’, onde através de imagens e textualidades, contam a trajetória do Jongo no Quilombo.

Almoçamos por volta das 13h e como de costume, fizemos uma pequena roda de Jongo.

Às 15h fizemos uma roda de debate com Delsio Bernardo, Jaqueline e Marisco, que vieram fazer uma troca de ideias e reflexão sobre à Luta e Resistência do Povo Preto nas Universidades e na Política.

Fizemos uma pequena pausa para o lanche da tarde às 17h30 e logo após, nos reunimos para uma rode de conversa com a Luciana (Liderança da Comunidade) e Amanda que falaram sobre Licenciatura e Educação do Campo e com o Marcos Vinicius que falou sobre Agroecologia.

Enfim, finalizamos nossa noite com muito Jongo e uma Balada Afro Quilombola.

No último dia, vulgo dia 30,  tomamos o café da manhã às 10h e logo nos encaminhamos até o canteiro de hortas onde realizamos a discussão sobre Preservação Ambiental especificamente Quilombola. Logo em seguida fizemos nossa roda de conversa com as Avaliações Finais e as últimas propostas para a próxima RA.

13h almoçamos e voltamos para nossas comunidades!!!

“Cada jongueiro novo que nasce ô lelê, é um sol pronto para Raiar ‘’

Cachoeira!

E assim é a Cultura do Jongo… os mais novos se fortalecendo e aprendendo com os mais velhos as mirongas que envolvem este Patrimônio Imaterial. A sabedoria das mestras e mestres e a vivacidade da juventude contribui para a Salvaguarda do Jongo do Sudeste.

Quer saber mais sobre  o Jongo do Sudeste, visite o nosso site do Centro de Referência Jongueiras e Jongueiros do Sudeste http://crjongoditoribeiro.org.br/

Salve a Juventude Jongueira!!!

Por Vanessa Dias e Bianca Ribeiro

Fotos: Felipe Damas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s